sábado, 17 de junho de 2017

Dica de leitura: Cleópatra - Uma Biografia


A primeira vez que ouvir dizer que "Cleópatra" havia sido uma rainha do Egito Antigo, lembro de ter pensado algo do tipo: "Nome estranho para uma faraó do Egito. Uma mulher faraó?" Sabia que essa história devia ter muitos detalhes interessantes. Somente agora conheço alguns deles.

Cleópatra foi, provavelmente, a mulher mais influente e poderosa do Mundo Antigo (isto é, a região do Mediterrâneo que liga o Norte da África, o sul da Europa e o Oriente próximo). Conseguiu governar o Egito por 22 anos, sendo dúvida alguma uma grande façanha, considerando que teve que lutar astutamente contra membros da própria família e se equilibrar na delicada política interna e externa daquela época. Odiada por muitos romanos, entre eles Cicero, que dependiam do trigo egípcio e de outros recursos, e amada por Marco Antônio (Marcus Antonius) - político e um dos mais importantes generais romanos após a morte Júlio César que também foi influenciado pela jovem Cleópatra.

O livro "Cleópatra - Uma Biografia" de Stacy Madeleine Schiff (26 de Outubro de 1961, escritora estadunidense vencedora do Prêmio Pulitzer de 2000 e que vive em Nova Iorque. Ela é especializada em não ficção e biografias) conta essa fascinante história. Stacy Schiff faz uma detalhada pesquisa para tentar separar as lendas dos fatos e contar uma história muito sedutora. Fica aqui nossa dica de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário