quarta-feira, 8 de julho de 2015

Cursando engenharia: é possível concluir o curso sem estudar?!

(fonte da imagem aqui)

A resposta é simples e breve: nãonão é possível concluir um curso da área de engenharia sem estudar muito (na verdade, acredito que qualquer faculdade tem um nível de exigência mínimo de várias horas de estudo por semana). Mas podemos tentar detalhar um pouco mais essa resposta.

Um curso de engenharia é um curso longo. São cinco anos (às vezes é possível concluir em quatro anos e meio) de estudo. Algumas cadeiras são um verdadeiro terror para os alunos do primeiro ano, notadamente cálculo e física. Nesse ponto, alguns até desistem e vão fazer algum outro curso. A evasão é notadamente alta nos cursos que envolve muito matemática (engenharias, física, matemática, estatística). E não tem pedagogia que mude essa realidade. O fato é que nem todos estão dispostos a sacrificar o lazer para estudar pesado. Claro, alguns maus professores podem piorar um pouco mais essa situação.

Passada essa fase inicial, as disciplinas intermediárias do curso também apresentam, em média, um nível de exigência alto. Novos conceitos surgem a cada aula, novas técnicas ou tecnologias são apresentadas quase que diariamente. Sem algum esforço e dedicação não tem como acompanhar as aulas. Se o aluno for apenas "mediano" (estudar só o suficiente para "passar"), então ele vai sofrer muito depois. Nesse período, atividades paralelas (estágios, bolsas, monitorias) podem reduzir muito o tempo dedicado aos estudos. Uma dose extra de disciplina pode ser necessária.

Na última fase, quando as disciplinas profissionalizantes são cursadas, os conhecimentos aprendidos serão usados e aplicados. Sem uma boa base, fica bem complicado seguir adiante. Os conhecimentos básicos vez por outra são exigidos nas últimas disciplinas. Não é tão incomum alguns alunos desistirem de tudo quando chegam aqui. Fica muito complicado tentar compensar as falhas de conhecimento nessa reta final. É claro que não possível (para uns 99% dos estudantes) ser excelente em tudo, mas nenhum professor de engenharia se sentiria confortável em diplomar um aluno que não domina as ferramentas básicas da sua área de atuação.

Para quem consegue superar todos os obstáculos acadêmicos e consegue concluir o curso, parabéns e sucesso (e mesmo esses podem mudar totalmente de rumo depois de formados). Para quem não está disposto a tanto, melhor desistir o quanto antes e tentar uma outra alternativa, outro curso ou trabalhar com o que gosta. O fato é quem nem todos têm vocação para estudar e fazer um curso de engenharia. Se esse não é o seu perfil, para quê ficar perdendo tempo e se achando (muitas vezes) "burro"? Talvez você só esteja no curso errado.

Concluindo: se você não tem gosto pelo seu curso, acha que está perdendo tempo, quer apenas "passar" (sem estudar), não gosta de matemática nem de física, então um curso da área de engenharia não é para você. Procure uma alternativa que lhe deixe mais feliz.

Obs: nem todos os engenheiros são bons em matemática, mas eles fizeram um imenso esforço pessoal para alcançar seus objetivos. Exemplo: Wernher von Braun.

7 comentários:

  1. Show de bola,professor, falou tudo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato Amanda Alves. Não inclui alguns itens "polêmicos" na postagem, mas acho que pode servir de alerta para alguns estudantes.

      Excluir
  2. Excelente alerta, professor. Mas esses cinco anos que o senhor citou ai estão mais pra uma indeterminação matemática. 3 greves em 4 anos fica muito difícil. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Alef. Corrigindo: 10 semestres letivos (que podem ser mais de 5 anos ... ).

      Excluir
  3. Oi amigos, o nome ''Facudade'' na foto do blog está incorreto! o correto seria faculdade.

    ResponderExcluir
  4. Bom post, acredito que tenha tido suas experiências. parabéns

    ResponderExcluir
  5. Bom post, acredito que tenha tido suas experiências. parabéns

    ResponderExcluir