terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Visitando os confins do Sistema Solar

Fonte aqui.
A sonda espacial New Horizons da NASA sairá da hibernação pela última vez agora no dia 6 de dezembro. Ela se encontra a quase 5 bilhões de distância da Terra e se aproxima do seu alvo inicial. Nos próximos dias a nave espacial terá o muito aguardado (já são quase 9 anos de viagem) encontro com o planeta anão Plutão que começa em janeiro/2015.

Desde o lançamento em janeiro de 2006, New Horizons passou 1.873 dias em hibernação - cerca de dois terços do seu tempo de vôo - distribuídos por 18 períodos de hibernação separadas partir de meados de 2007 até final de 2014, que variou de 36 dias a 202 dias de duração. No modo de hibernação quase toda nave espacial fica desligada e a monitoração é realizada uma vez por semana.

No topo da lista científica da missão estão a caracterização da geologia global e topografia de Plutão e da sua grande lua Caronte, mapeando suas composições e temperaturas de superfície, examinando a composição atmosférica e estrutura de Plutão, estudando as luas menores e em busca de novas luas e anéis. Observações a distância do sistema de Plutão começam 15 de janeiro e seguem até o final de julho de 2015; maior aproximação de Plutão será no dia 14 de julho.

Texto (original) completo aqui.

A longa viagem:



Por que Plutão é um planeta anão? Veja abaixo:

Fonte aqui. Acho que agora você concorda com essa expressão.
Representação do Sistema Solar e de seus principais membros.
E mais: razões para ir até (e além) Plutão aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário