sábado, 2 de agosto de 2014

Para 2MASS J0523-1403 e outras estrelas anãs vermelhas a eternidade é o limite!

Fonte aqui.
O nome 2MASS J0523-1403, que mais parece uma sigla geográfica (e de certa forma é isso mesmo), identifica a menor estrela conhecida até o momento. O seu raio ($0.086 \pm 0.003$ em relação ao raio do Sol) é equivalente ao raio do planeta Saturno! Isso mesmo, ela é menor (em diâmetro) que o planeta Júpiter. 2MASS J0523-1403 é uma pequena estrela do tipo anã-vermelha. Uma das menores desse tipo de estrela.

E o que essas pequenas estrelas têm de especial? Uma vida muito, muito longa! Muito longa mesmo! Quanto? Trilhões de anos na sequência principal, isto é, brilhando com uma débil cor vermelha por quase todo esse tempo. Antes do fim, porém, com o fim do combustível (hidrogênio), ela deverá brilhar um pouco mais forte e deve chegar a ficar alaranjada. Depois vem um lento esfriamento. Essas pequenas estrelas anãs serão as últimas estrelas do Universo a se apagarem (lentamente).

O artigo de Sergio B. Dieterich el al. (2013) apresenta uma análise sobre 63 "objetos" próximos a nós que são pequenas estrelas ou anãs marrons - "The Solar Neighborhood XXXII. The Hydrogen Burning Limit".

Estrelas "verdadeiras" e anãs marrons.
Para ler mais sobre essa estrela: A Star at the Edge of Eternity  - A Saturn-size star just 40 light-years away will outlive nearly all of its peers, by Ken Croswell. Para saber mais sobre anãs vermelhas no Wikipedia, click aqui. Aqui mesmo no blog: alfanumericus - super-jupiteres-anas-marrons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário