domingo, 10 de novembro de 2013

Algumas reflexões sobre o final do semestre letivo


Semestre concluído, entre "mortos e feridos" alguns (ou muitos?) ficaram pelo caminho. Sabemos que um fazer uma faculdade, um curso superior, é uma aspiração de quase todos que estão no ensino médio ou que querem fazer um "up-grade" na vida profissional, mas para isso são necessárias duas coisas básicas: tempo para se dedicar aos estudos e uma base mínima de conhecimentos prévios. Sem essas duas coisas, concluir o semestre com êxito e sem sobressaltos é quase impossível. Isso é especialmente verdade em cursos tecnológicos das áreas de exatas, das engenharias, das ciências exatas e da matemática.

O professor das áreas de exatas não costuma "ser bonzinho" (um ou outro pode ser até meio ríspido). Quem não conseguir boas notas, não passa para o semestre seguinte. É simples. Não tem muita filosofia ou pedagogia. Veja o lado do professor: como ele pode passar alguém, por exemplo, que não domina o conceito de "integral", se esse conceito vai ser necessário em várias outras disciplinas do curso? Não é preciso ser um "gênio" para passar em todas as disciplinas, mesmo no primeiro semestre, mas sem dedicação não tem progressão.

Para aprender conceitos novos, resolver exercícios diversos, preparar bons relatórios (que não sejam o óbvio par "Ctrl+c", "Ctrl+v") é necessário tempo. Algumas disciplinas na faculdade podem ser apenas "mais do mesmo" que você já estudou no passado, porém algumas trazem uma boa carga de novidade. Sem tempo para estudar, fica difícil aprender o suficiente para assegurar boas notas, ou mesmo notas apenas razoáveis.

Se você não tem uma boa base acadêmica, ou se faz muito tempo que concluiu o ensino médio e voltou a estudar agora, então a probabilidade de você não conseguir acompanhar aqueles que são mais novos e estão com tudo "fresquinho" na mente é muito alta. Nesse caso, você terá que se esforçar em dobro: estudar o que já deveria saber e não se deixar sufocar pelas coisas novas que tem que aprender em pouco tempo. É um desafio que requer muita perseverança e dedicação.

Fui reprovado! E agora? Claro que a sua autoestima deve estar meio em baixa, você talvez esteja se sentindo "burro" (não é!) ou colocando a culpa naquele professor insensível e detalhista. Talvez a reprovação tenha sido até injusta! Nada disso vai lhe ajudar a superar esse problema.

Saber como lidar com os fatos negativos que surgem na nossa frente é muito importante. A nossa postura pessoal vai dizer se seremos um fracasso ou um sucesso apesar dos problemas e das falhas. O primeiro passo é reconhecer que pelo menos parte dessa reprovação é realmente resultado da sua falta de dedicação. O segundo passo é ser mais humilde e não tentar superar muitos obstáculos (muitas disciplinas) em um único semestre. Faça somente aquilo que você tem certeza que vai conseguir dar conta. Você tem que lembrar que as suas limitações de tempo ainda estarão presentes no próximo semestre. O terceiro passo é se organizar, especialmente o tempo dedicado aos estudos. Podemos reduzir um pouco o tempo de outras atividades e focar com mais seriedade os estudos.

Aos alunos do IFCE - Campus Fortaleza - boa disciplina de férias! E se estiver pensando em fazer mais de uma, lembre-se: vai ser uma mistura de uma maratona com uma corrida de 100 metros rasos! Esteja preparado!

Para ler mais sobre o assunto: Professores revelam o drama do momento da reprovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário