sábado, 15 de junho de 2013

Hora da matrícula: algumas dicas


Talvez seja mania de quem já passou dos quarenta: dar conselhos a quem nem pediu. E talvez sejam conselhos até desgastados e velhos, mesmo assim acho que vale a pena e o momento é esse (período de matrícula no IFCE). Em todo caso, essa postagem foi motivada após a leitura de vários comentários que eu li no face.

Povo, não tem jeito, em qualquer curso vocês terão professores bons, alguns muito bons, outros nem tanto, uns com alguma didática, outros totalmente no estilo "te vira". A única recomendação que realmente funciona é: estude. Claro, você tem todo o direito de procurar pelos melhores professores, mesmo que para isso tenha que mudar os seus horários. As dicas dos alunos mais veteranos são válidas, mas não podem ser o único guia.

Alternativas para superar os obstáculos: existem livros, existe um monte de material bom na internet, vocês podem fazer um grupo de estudo. É importante ir para aulas? Sim! Nem que seja somente para saber qual o assunto e se tem ou não alguma prova ou trabalho com a data marcada.

Não force (muito) a barra: faça o número de disciplinas que você consegue levar. Para quê se matricular em 6 ou 7 e levar bomba em duas ou três? É melhor cursar "só" quatro. As notas agradecem. Você tem que ter tempo livre para estudar, se estiver trabalhando ou fazendo estágio, então tem que moderar ainda mais a carga de disciplinas.

No mais, boa sorte e, como diria um fã de uma famosa serie de cinema, que força esteja com vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário