sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O que fazer com um supercomputador? Previsão do clima!

Tupã, não o da mitologia indígena, mas um feito de silício e software.
Basicamente, um supercomputador é usado para efetuar uma imensa quantidade de cálculos em pouco tempo, hoje (início de 2013) isso significa algo como alguns quatrilhões de cálculos por segundo. Como podemos perceber, isso é um pouco mais que o seu notebook é capaz de fazer. E, claro, memória é um item que eles têm de sobra: vários terabytes. Hoje, a máquina que está no topo dos supercomputadores é o Titan - Cray XK7, operando no DOE/SC/Oak Ridge National Laboratory - EUA. O Brasil tem atualmente dois supercomputadores na lista top500: Grifo04 (98o. posição) e Tupã* (116o. posição).

Um modelo climático é extremamente complexo.
O Tupã (Cray XE6) está sendo usado para rodar o “Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre”. Esse sistema foi desenvolvido sob a coordenação do Centro de Ciências do Sistema Terrestre (CCST), braço do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Esse modelo, que será a contribuição brasileira para o próximo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC AR-5), é coordenado pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Programa Fapesp de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC), os dois últimos sediados no INPE.

As simulações efetuadas no supercomputador Tupã, instalado no INPE de Cachoeira Paulista, foram submetidas ao Projeto de Intercomparação de Modelos Acoplados, Fase 5 (CMIP5) para o período que vai de 1960 a 2100. O modelo consegue estabelecer – em intervalos determinados de tempo – a influência das combinações entre temperatura da superfície do mar, intensidade dos ventos, temperatura do ar, precipitação pluviométrica e radiação solar, entre outras variáveis, que permitem prever o impacto das interações oceano-atmosfera sobre a distribuição de chuvas e temperaturas sobre o Brasil e o planeta.

* Tupã:  s.m. Brasil. Mitologia Indígena. Entidade na mitologia indígena, de língua tupi, adorado como ser supremo; o trovão. História. Designação antiga atribuída a Deus, criada no processo de catequização dos índios, pelos jesuítas. Gram. Empregado com letra maiúscula. (Etm. do tupi: tu'pã ou tu'pana). Fonte: dicionário online de português.

Para saber mais, clcik aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário