quarta-feira, 15 de junho de 2011

Gênios do xadrez - talento natural ou muito esforço?

"Por que algumas crianças tão talentosas no xadrez? Como alguns prodígios de xadrez, com apenas 8, 7 ou mesmo 6 anos de idade conseguem jogar xadrez com um nível de mestre de xadrez mesmo sem um treinador formal? Como eles conseguiram acelerar o seu desenvolvimento intelectual neste campo específico em uma taxa tão excepcional? Como podemos aprender com esses prodígios e os seus segredos, que podemos usar para ensinar melhor de xadrez para todas as crianças? É difícil determinar exatamente qual o fator cultural, biológico e / ou ambiental é o grande responsável por esse fenômeno."

fonte: Susanpolgar.blogspot.com.

No xadrez e em várias outras atividades, vários fatores são determinantes para o sucesso: interesse pessoal (paixão), tempo de dedicação/estudo, aptidão natural, meio social, por exemplo. Pelo que eu já vi e li sobre o assunto, apenas dedicação intensa não é suficiente (as tais 10.000h de esforço - artigonal ). A combinação desses fatores com a personalidade do sujeito é que determinam o seu sucesso no xadrez ou qualquer outra atividade. 
Se a pessoa for extremamente competitiva, tiver aptidão natural e se dedicar com paixão, então será somente uma questão de tempo para que ela se destaque dos simples mortais. Para chegar ao "top", outros fatores começam a influenciar: meio social, incentivo dos amigos, saúde física e mental. 
Por exemplo, faltaram ao nosso H. Mecking um meio social mais favorável (outros jogadores fortes, mais patrocínio),  saúde física (ele ficou muito doente quando estava atingindo o seu máximo) e saúde mental (ele nunca teve muitos amigos para lhe darem apoio, era muito irritadiço). Os jogadores russos/soviéticos tiveram todos os incentivos necessários durante mais de cinquenta anos, essa foi a base do sucesso esmador deles na segunda metade do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário